ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Centro-Oeste e Sudeste são regiões que mais sofrem com seca em reservatórios

Daniel Machado | 16/01/2015 23:41

As chuvas previstas para janeiro não serão suficientes para elevar os níveis dos reservatórios das hidrelétricas ao mesmo patamar de janeiro de 2014 e as regiões mais críticas são o Sudeste e o Centro-Oeste: a informação é do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

As chuvas do mês passado interromperam a sequência de queda do nível dos reservatórios que vinha desde maio. Em Furnas, por exemplo, o lago subiu 79 centímetros. O sistema de reservatórios da Região Sudeste e Centro Oeste - o maior do país - fechou dezembro com 19% da capacidade.

Nesses primeiros dias de 2015, a capacidade permanece em torno dos 19%, ainda nem a metade da situação registrada no início do ano passado.

Na mesma comparação, o Nordeste está longe de chegar ao que tinha. No Norte também está abaixo. A situação melhorou apenas no Sul.

Pelas projeções de chuvas do Operador Nacional do Sistema Elétrico, até o fim do mês o nível no Sudeste e Centro-Oeste vai chegar a 22%.

Mas segundo previsão do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o volume de água que deve cair do céu em janeiro vai ficar abaixo da média histórica.

Se as chuvas não vierem realmente como o desejado, o Brasil ainda tem como usar as térmicas, mas estudiosos do setor dizem que além de poluentes, essas usinas podem não ser suficientes para dar conta do consumo.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia informou que programas de eficiência energética estão em andamento. E com previsão para reduzir o consumo de energia em 5%, este ano e em 10%, até 2030.

Nos siga no Google Notícias