ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

CGU fiscalizará aplicação de recursos federais em Bonito

Redação | 02/03/2010 13:02

O município de Bonito foi sorteado pela CGU (Controladoria-Geral da União) para entrar na 31ª etapa do programa que fiscaliza a aplicação de recursos repassados pela União para a execução de programas federais.

Além de Bonito, outros 60 municípios de todo o País, com menos de 500 mil habitantes, foram sorteados. As capitais não estão incluídas, pois integram trabalho de fiscalização permanente.

Quando há desvios de conduta do agente público, a CGU envia documentação ao TCU (Tribunal de Contas da União), que pode arbitrar multa. Quando há indício de improbidade administrativa, cabe encaminhamento ao Ministério Público.

O ministro Jorge Hage, chefe da CGU, afirma que as irregularidades encontradas nem sempre se devem a desvios de verbas, "Boa parte das irregularidades encontradas nesse trabalho de auditoria não se deve a desvio ou a intenção de fraude, mas de despreparo, de desconhecimento da legislação", explica.

De acordo com Hage, faltam na maioria dos municípios sistemas de controle interno e conhecimento da legislação, por isso a CGU realiza o trabalho de apoio aos municípios.

Desde 2003, quando o programa de fiscalização foi implantado, foram cobertos 30% dos municípios brasileiros. A CGU encaminha relatórios do seu trabalho aos ministérios e a outros órgãos que repassam as verbas objeto da investigação, para que sejam tomadas medidas corretivas ou sancionatórias.

Nos siga no Google Notícias