ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Chuvas acima de média fazem estragos em MS

Redação | 05/01/2010 15:27

As chuvas ocorridas em Mato Grosso do Sul em dezembro, primeiro mês do Verão, superaram em Estado superaram em 20% a média histórica, que é de 275 milímetros (litros por metro quadrado), ficando em 330 mm.

Segundo o meteorologista da Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrahão Filho, o mês de janeiro deve ser menos chuvoso e ficará na média, principalmente na região Centro-Sul.

O Norte e o Nordeste do Estado terão níveis abaixo da média nos meses de janeiro e fevereiro. De acordo com o meteorologista as chuvas continuam, mas não com níveis alarmantes.

A cidade de Coxim teve o índice pluviométrico mais alto da história no mês de dezembro e a população sofreu com alagamentos e a enchente do rio Taquari.

Na região Sul, as chuvas ocorridas superaram 44% da média dos últimos 30 anos, de acordo com o boletim agrometeorológico da Embrapa. Os rios do Cone Sul, como o Paraná e o Dourado, chegaram a transbordar.

Na cidade de Caarapó, um temporal no dia 26 de dezembro deixou parte da cidade alagada. A água da enxurrada invadiu casas e deixou estragos em vários pontos.

No Pantanal, região de Corumbá e Ladário, o rio Paraguai também teve cheias que invadiram as casas e deixaram algumas famílias isoladas.

Em Amambai, um temporal destelhou cerca de 2,5 mil casas, no início de dezembro. Por volta de nove mil pessoas foram atingidas e o prejuízo chegou a R$ 8 milhões.

Em janeiro a previsão é que chova 212,6 milímetros (litros por metro quadrado) em Campo Grande, 186,5 em fevereiro e 145,4 em março.

Durante a chuva na última semana de 2009, o talude (barranco) às margens do córrego Prosa caiu, na avenida Ceará. O aterro desabou sobre a tubulação e a erosão chegou até à faixa amarela que divide os sentidos do fluxo de veículos.

Os bairros da periferia da Capital também sofreram com as chuvas, principalmente onde não há asfalto.

Dengue - No Verão são comuns as mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, o que leva à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente à tarde e à noite. As chuvas também trazem a preocupação com a dengue, que este ano já registra aumento de casos em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias