ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Chuvas já batem média histórica e causam estragos em três municípios

Francisco Júnior | 19/03/2013 15:45
Erosão causada por chuva, onde total já supera em 46% o volume previsto para março em Naviraí (Divulgação)
Erosão causada por chuva, onde total já supera em 46% o volume previsto para março em Naviraí (Divulgação)

Em três municípios do Estado já choveu mais que o esperado para todo o mês de março. Dourados, Corumbá e Naviraí vêm enfrentando problemas por conta das fortes chuvas dos últimos dias.

Das três cidades, a única a decretar situação de emergência foi Naviraí. Conforme o meteorologista da estação Uniderp Anhanguera, Natálio Abrão, a média de chuva prevista para a cidade é de 138 milímetros, porém já choveu 212 milímetros, ou seja, 46,37% a mais.

A chuva que atingiu a cidade na noite do último dia 14 provocou vários estragos . Os bairros mais atingidos foram Eldorado, Flamboyant, Tarumã I e II, Jardim Paraíso I, II e III, Vila Alta, Vila Nova, Varjão, João de Barro, Odércio de Matos, Harry Amorim Costa, Sucupira, Sol Nascente, Ipê, além do Distrito Verde e estradas vicinais.

Uma cratera de cerca de quatro metros de profundidade se formou na rua 13 de Fevereiro esquina com a rua 5 de Outubro, no Jardim Eldorado. O buraco quase atingiu uma residência. Duas casas tiveram que ser interditadas.

Já em Dourados, vizinha a Naviraí, choveu 29,42% acima da média. De acordo com o meteorologista, a quantidade de chuva prevista é de 140 milímetros, porém já foram registrados 181,2 milímetros. “Só ontem, choveu 92,6 milímetros”, informa o especialista.

Na cidade, os estragos aconteceram, principalmente, na noite do último domingo (17). A Vila Cachoeirinha foi a região mais atingida. O córrego Cachoeirinha transbordou e alagou várias casas, deixando cerca de 30 famílias desabrigadas. Elas tiveram que ser levadas para o abrigo Casa da Acolhida e para o estádio Douradão, enquanto a Prefeitura estuda uma saída para resolver a situação dos moradores.

A Secretaria de Habitação informou que essas famílias prejudicadas pelas chuvas estão na lista de espera por casas populares. Elas serão sorteadas em julho quando a Prefeitura pretende entregar 500 novas residências.

Casas ficaram alagadas em Dourados. (Foto: Dourados Agora)
Casas ficaram alagadas em Dourados. (Foto: Dourados Agora)
Uma cratera quase engoliu duas casas em Naviraí. (Foto: Umberto Zum/ Ta Na Mídia Naviraí)
Uma cratera quase engoliu duas casas em Naviraí. (Foto: Umberto Zum/ Ta Na Mídia Naviraí)

Em Corumbá, só essa madrugada choveu mais da metade do previsto para o mês de março. A média histórica para a cidade também gira em torno de 140 milímetros. Até esta terça-feira já choveu 174,6 milímetros, 24,71% acima do esperado.

Hoje pela manhã, três famílias tiveram que ser removidas da casa onde moram por conta do desabamento de um muro de contenção, no bairro Cervejaria. O muro divide o terreno entre imóveis localizados numa área de encosta na rua 21 de Setembro com rua Delamare.

Duas pessoas ficaram feridas depois que uma árvore despencou em cima de uma casa, na avenida General Rondon. As vítimas sofreram ferimentos leves.

Na Capital do Estado, as chuvas ainda estão na média prevista. Choveu até agora 129,2 milímetros, a média é de 140. Neste mês, o único estrago foi um buraco na rua Marechal Cândido Mariano Rondon, no centro.

De acordo com o meteorologista, o sol só deve aparecer com intensidade no próximo sábado (23), durante esse período, o tempo ficará nublado intercalado com chuva, por vezes forte.

Nos siga no Google Notícias