ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Cidadão não pode ser prejudicado, afirma OAB sobre horário da Justiça

Marta Ferreira | 01/07/2011 15:02

Ao comentar, nesta manhã, a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de suspender a resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determinando expediente integral, a partir de julho, no Judiciário, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Leonardo Duarte, defendeu uma adequação para que o cidadão não saia prejudicado.

A resolução do CNJ foi baixada como consequência de um pedido de providências da OAB nacional, a partir da provocação da entidade no Estado, após a concentração do horário na Justiça estadual para o período da tarde. O Conselho, inicialmente, havia determinado que o horário mínimo deveria ser das 9h às 18h.

Diante das reclamações de Tribunais de Justiça, a resolução foi alterada, permitindo que as características regionais ou a falta de pessoal pudessem ser usadas como justificativa para horários diferenciados, como por exemplo, com suspensão do atendimento para almoço.

Ainda assim, o STF foi acionado contra a medida, pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). O ministro responsável pelo processo, Luis Fux, pediu informações aos tribunais sobre o assunto para decidir.

Como nem todos responderam e a medida do CNJ entraria em vigor semana que vem, ele decidiu conceder a liminar.

“A Justiça terá de se adequar de maneira a não prejudicar o cidadão”, argumentou o presidente da OAB de Mato Grosso do Sul ao falar do assunto, hoje.

“A polêmica e a divergência fazem parte do processo judicial; entretanto, o cidadão não pode ser prejudicado. Todos devemos buscar a ampliação da cidadania participativa, da afirmação e da garantia das liberdades. E a Justiça só trilhará esse caminho se atender o cidadão sempre que este necessitar”, defende o presidente da Ordem.

A entidade move ação no STF contra a decisão do TJ de concentrar o horário em um período só, à tarde, e o processo ainda tramita. Neste caso, foi adotado o rito sumário, em que não há concessão de liminar e o processo vai direto para a apreciação do plenário, que ainda não ocorreu.

Nos siga no Google Notícias