ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Cimi denuncia ataque a acampamento indígena na BR-463

Redação | 21/09/2009 13:58

Os índios guarani-kaiowá acampados às margens da BR-463, na divisa dos municípios de Dourados e Ponta Porã, teriam sido atacados por pelo menos dez homens armados na madrugada de sexta-feira, denunciou hoje o Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Em nota distribuída pela assessoria de imprensa, o Cimi afirma que os índios da comunidade "Apyka'y" denunciaram que os pistoleiros armados atiraram em direção aos barracos. Pelo menos 15 famílias moram no acampamento, montado em abril deste ano.

Um índio teria sido ferido a tiros, conforme a denúncia do Cimi. Barracos e objetos dos índios foram queimados. Ainda de acordo com a denúncia do Cimi, os agressores teriam feito ameaças de morte se os índios não deixarem o local.

"Eles teriam dito que quem mandava na área da estrada ocupada pelos índios não era a Polícia Federal, mas sim 'a polícia da empresa'. 'Você quer ver, vem olhar aqui, tem quatro bugres mortos! Esses vagabundos têm mais é que morrer!', exclamavam os agressores enquanto repetiam sons de tiros para amedrontar o missionário do Cimi que fotografava os barracos queimados", afirma a nota do Conselho Indigenista Missionário.

O Cimi afirma que o ataque teria sido para impedir que os índios tenham acesso a um local da fazenda onde existe água potável. O proprietário da área não aceita mais a presença dos índios em suas terras, segundo o Cimi.

Ainda de acordo com o conselho, que é ligado à igreja católica, além dos barracos foram queimados colchões, documentos, cobertores, bicicletas e roupas. Algumas pessoas teriam ficado feridas por socos e golpes de facão.

Nos siga no Google Notícias