ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Cinco organizações podem assumir controle de hospitais estaduais em MS

Leonardo Rocha | 19/10/2015 10:32
Hospital Regional de Ponta Porã deve ser o primeiro a ser repassado para as OS (Foto: Divulgação)
Hospital Regional de Ponta Porã deve ser o primeiro a ser repassado para as OS (Foto: Divulgação)

O governo estadual qualificou cinco organizações sociais, que poderão assumir a gestão de hospitais em Mato Grosso do Sul. Entre as primeiras, tiveram duas paulistas, e outras com sede em Goiás, Rio de Janeiro e Amazonas. Depois desta fase serão abertos editais específicos sobre os locais que terão esta nova administração.

As cinco empresas qualificadas até o momento foram a APGP (Associação Paulista de Gestão Pública), Gamp (Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública), Instituto Gerir, IABAS (Instituto de Atenção Básica Avançada à Saúde) e Instituto Novos Caminhos.

A APGP foi constituída em 2006, com sede em São Paulo, que atua neste momento na Santa Casa de Misericórdia de Itamaré e no Hospital São Lucas de São Pedro. Já a Gamp tem sede em Cotia (SP), mas possui unidades no Rio de Janeiro, Pernambuco, Amazonas e Santa Catarina.

O Instituto Gerir tem sede em Goiás, mas trabalha também em diferentes estados, na gestão do Hospital e Maternidade Dr. Peregrino Filho (Paraíba), Hospital Geral de Taperoá (Paraíba), Hospital Dr. Carlos Macieira (Maranhão), além de dois em Goiás, Hospital de Urgências de Goiânia e Hospital de Urgências de Trindade.

A IABAS trabalha em programa de saúde nas escolas, estratégias de saúde da Família, assim como Programa de Atenção ao Idoso e UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), na cidade do Rio de Janeiro. Já o Instituto Novos Caminhos, com sede em Manaus (AM), tem atuação no Estado, nas UPAs de Tabatinga e Campos Sales, assim como na Maternidade Enfermeira Celina Vilacrez Ruiz.

Planejamento - O secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, já havia declarado que nesta fase iria fazer as qualificações das organizações sociais interessadas em atuar no Estado, para depois abrir o edital para cada hospital específico que vai receber esta nova gestão.

Nos planos iniciais do governo estão o Hospital Regional de Ponta Porã, São Luiz em Dourados, Santa Casa de Corumbá e Hospital Regional de Aquidauana. Para estes locais, o secretário disse que não se encontrou outra alternativa e que a gestão por meio das organizações sociais trazem muitos benefícios, como agilidade, melhor atendimento e menos burocracia.

Nos siga no Google Notícias