ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Ciptran começa a multar carros com lâmpadas de xenônio

Redação | 02/01/2009 10:32

Na tarde de hoje, a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da Capital) inicia blitzes para verificar o cumprimento da resolução 294 do Contran (Conselho Nacional de Transito), que determina que de lâmpadas de xenônio poderão ser usados somente em carros que permitam a mudança de  inclinação dos faróis e que tenham limpadores de faróis.

Segundo a sargento da Ciptran, Carolina Massad, os motoristas pegos nas blitzes poderão fazer a troca das luzes no local, mas, caso não tenha lâmpadas reservas, o carro terá de ser removido para o Detran (Departamento Estadual de Transito), além de ser multado por uso de equipamento proibido.

Nas lojas que trabalham com acessórios para carros o movimento de clientes procurando os serviços para desinstalar já começou há algum tempo. Segundo Norberto Zoneta proprietário de uma loja de acessórios, desde que ficaram sabendo das mudanças na legislação, alguns motoristas voltaram à loja para recolocar as lâmpadas originais.

"Há cerca de um mês nós temos, toda semana, recebido clientes para desinstalar as lâmpadas", conta. "Na semana passada, até eu tive de recolocar as lâmpadas originais", confessa.

De acordo com ele, os faróis com lâmpadas de xenônio iluminam até três vezes mais que os faróis convencionais. Mas o problema é para quem está dirigindo no sentido contrario, que tem de ficar contra uma claridade muito mais forte do que o normal.

Zonete diz que parou de vender as lâmpadas há um mês, e para quem ainda quer mais iluminação na hora de dirigir, há a opção das lâmpadas brancas de 55watts, que prometem iluminar até 40% a mais e são permitidas por lei. "Estas estão no mercado mesmo até das lâmpadas de xenônio aparecerem", conta.

Nos siga no Google Notícias