ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Cirurgias eletivas na Santa Casa estão suspensas

Redação | 08/05/2008 12:50

A Santa Casa de Campo Grande suspendeu novamente as cirurgias eletivas. A suspensão acontece há exatos 21 dias de interrupção dos procedimentos pelos mesmos motivos: falta de equipamentos para anestesia. Segundo o diretor técnico do hospital, Leonildo Herrero, a decisão foi tomada nesta manhã em reunião entre médicos anestesistas com a presença do CRM/MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul).

O diretor clínico afirmou que apenas os procedimentos de emergência serão efetuados. Hoje, este tipo de cirurgia representa 70% em média de todos os procedimentos mensais, que chega a 1,6 mil. O restante é cirurgia eletiva, aquela em que o paciente não corre risco de morte se tiver que esperar.

Com a suspensão, ao menos 20 cirurgias eletivas ao dia deixarão de ser feitas. O objetivo é manter a segurança dos próprios pacientes. Leonildo Herrero explica que, desta vez, faltam os equipamentos para acompanhamento dos pacientes durante a anestesia. Esses aparelhos são responsáveis por monitorar o estado do paciente anestesiado.

Em março, uma pane nos equipamentos de anestesia interrompeu as cirurgias eletivas. A situação, destaca Herrero, é agravada por conta da superlotação do Pronto Socorro, do excesso de procura do interior e falta de equipamentos para garantir o atendimento aos pacientes.

A expectativa é que as cirurgias na Santa Casa sejam retomadas nos próximos dias, com a chegada dos materiais. Além da Santa Casa, o Hospital Universitário também paralisou os procedimentos. No HU, a suspensão começou em abril e foi motivada pela falta de insumos como luvas e máscaras.

Nos siga no Google Notícias