ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Clientes podem trocar operadora de saúde sem cumprir carência

Fabiano Arruda | 27/07/2011 12:20

Usuários de planos de saúde poderão mudar de planos coletivos por adesão a partir de amanhã sem precisar cumprir as novas carências. As operadoras de saúde têm até hoje para se adaptar às novas regras de portabilidade. O prazo é determinação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Com a medida, a ideia da medida é estimular o fluxo maior de clientes entre as operadoras e aumentar a concorrência entre elas.

Pelas novas regras, cerca de 5,14 milhões de beneficiários de planos por adesão se tornam aptos a mudar de operadora, segundo dados da ANS.

Em Mato Grosso do Sul, ainda conforme dados da agência, são mais de 408 mil clientes de planos privados de assistência médica.

A exceção é para usuários de planos coletivos empresariais, que representam cerca de 70% do mercado, e os de contratos anteriores a 1999, que vão continuar sem o benefício.

Outra novidade que o cliente ganha é o direito à portabilidade especial para beneficiários de planos que estão em crise financeira, sob intervenção da ANS. Antes, estes usuários tinahm de cumprir carências.

O aumento da abrangência geográfica também está entre as novidades. Agora, um usuário de contrato municipal poderá optar por um plano de abrangência estadual ou nacional.

Além disso, o prazo para a mudança de contrato foi ampliado. Pela norma anterior, a migração poderia ser feita no mês de aniversário do contrato ou no mês seguinte. Agora, os consumidores terão o mês de aniversário e os três seguintes para mudar. (Com informações da Agência Estado)

Nos siga no Google Notícias