ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

CMO e Instituto Histórico relembram operações bélicas em encontro

Edmir Conceição | 26/10/2011 17:48

O CMO (Comando Militar do Oeste), junto com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, abre hoje e encerra no sábado o III Encontro Internacional de História sobre as Operações Bélicas da Guerra da Tríplice Aliança.

O encontro é voltado a historiadores, pesquisadores, professores de diferentes universidades, estudantes, civis e militares da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, a fim de promover o estudo e a divulgação da História da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870).

A programação prevê amanhã, às 9h30, abertura oficial no auditório da Fiems, com ciclo de palestras e apresentação de trabalhos. À noite, às 20h, ocorrerá a abertura oficial, com a presença de autoridades civis e militares, entre elas o comandante militar do Oeste, general João Francisco Ferreira, e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, Hildebrando Campestrini.

Após o ciclo de palestras, os participantes farão viagens para Nioaque, Jardim, Bela Vista, Fazenda Laguna (Paraguai), Colônia Militar dos Dourados, na cidade de Antônio João, Parque Nacional Cerro Corá (Paraguai) e Ponta Porã, locais e cidades de grande importância histórica, uma vez que foram palco de vários episódios daquela campanha militar.

Para o CMO, “passados mais de 140 anos de seu término, ainda é fundamental o estudo e a pesquisa dos variados aspectos da Guerra da Tríplice Aliança, o maior conflito já ocorrido na América do Sul, principalmente para o entendimento do atual contexto onde as nações sul-americanas estão em busca de um futuro melhor, de paz e prosperidade”.

Nos siga no Google Notícias