ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

CMO recebe comitiva de militares bolivianos para discutir cooperação-

Edmir Conceição | 25/01/2012 09:38

O CMO (Comando Militar do Oeste) sedia hoje e amanhã reunião bilateral entre militares brasileiros e bolivianos para discutir cooperação entre as Forças Armadas dos dois países. De acordo com nota distribuída pelo CMO, é a "IIReunião do Grupo de Trabalho Bilateral de Defesa entre o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Brasil e as Forças Armadas do Estado Plurinacional da Bolívia".

Na pauta estão assuntos relativos à defesa, cooperação e desenvolvimento regionais, assentados nos princípios da igualdade, reciprocidade, interesse comum, respeito às respectivas legislações nacionais e respeito às obrigações Internacionais assumidas.

Segundo o CMO, Brasil e Bolívia buscam manter suas Forças Armadas em estado de cooperação desde 2002, quando foi realizada a I Reunião do Grupo de Trabalho Bilateral de Defesa (I GTBD), em Brasília. Em 2005, os governos dos dois países assinaram, em La Paz, o Acordo de Cooperação Mútua para Combater o Tráfego de Aeronaves Envolvidas com Atividades Ilícitas Transnacionais.

Em 2007, os governos do Brasil e da Bolívia assinaram, em Brasília, Acordo sobre Cooperação no Domínio da Defesa. Entre os objetivos estava o de promover ações conjuntas de treinamento, instrução e exercícios militares.

Em 2011, os Ministros de Defesa da Bolívia e do Brasil assinaram, em La Paz, o “Memorando de Cooperação Militar” onde foram acordados alguns entendimentos como: cooperar mutuamente em casos de desastres naturais, manter canais de cooperação e intercâmbio de informações nas unidades de fronteira, para o controle de atividades ilícitas, tráfico de armas e luta contra o narcotráfico, entre outros.

A delegação brasileira será chefiada pelo general-de-exército José Carlos De Nardi, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. A delegação boliviana será chefiada pelo tenente-brigadeiro-do-ar Tito Roger Gandarillas Salazar, comandante-em-Chefe das Forças Armadas da Bolívia. A atividade contará também com a presença dos comandantes da Força Aérea, Exército e Marinha da Bolívia, além de representantes da Forças Armadas e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Nos siga no Google Notícias