ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

CNJ considera legal júris simultâneos em Campo Grande

Redação | 01/04/2009 07:56

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) considerou legal a realização de júris simultâneos pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande.A decisão foi dada nessa terça-feira.

O questionamento da legalidade do procedimento foi levantado pela OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul).

Segundo a decisão, não há impedimento legal para a realização dos júris simultâneos, pelo fato de não haver discordância do Ministério Público e da defesa, bem como por ser toda sessão gravada em tempo real e o juiz acompanhar os dois julgamentos, de forma virtual.

Desde a implantação dos júris simultâneos, no mês de março de 2006, foram realizados 226 julgamentos, com parecer favorável da Corregedoria-Geral de Justiça do TJ/MS.

O júri simultâneo funciona da seguinte forma: um julgamento inicia-se às 8 horas. Dá-se início à primeira sessão, são praticados todos os atos privativos do juiz. Tais atos, em regra, terminam por volta das 9h.

Após intervalo e na seqüência passa-se a palavra ao promotor e daí em diante fica livre, podendo chegar até quatro horas, se for apenas um réu.

Nos siga no Google Notícias