ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

CNJ faz nova reunião para discutir conflito entre índios e fazendeiros

Aline dos Santos | 11/06/2013 08:01
Juiz do CNJ cumprimenta liderança indígena. (Foto: João Garrigó)
Juiz do CNJ cumprimenta liderança indígena. (Foto: João Garrigó)

Com a difícil missão de conciliar interesses de fazendeiros e índios em Mato Grosso do Sul, a comissão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) fará reunião extraordinária na próxima quinta-feira, em Brasília.

Conforme o conselho, a reunião é devido ao agravamento dos conflitos entre indígenas e proprietários rurais. O encontro antecede reunião que será realizada no próximo dia 24 em Campo Grande.

Em 31 de maio, dia seguinte à reintegração de posse que resultou na morte do índio Oziel Gabriel, de 35 anos, o juiz coordenador do Fórum de Assuntos Fundiários, Rodrigo Rigamonte, veio a Mato Grosso do Sul. Ele declarou que no mês de julho a comissão vai apresentar relatório sobre o conflito fundiário no Estado.

Durante seis horas, o magistrado buscou o entendimento entre os terenas e representantes dos produtores rurais. A reunião terminou sem acordo. Os índios convidaram o juiz para conhecer aldeias, acampamentos e área em litígio no município de Sidrolândia.

A comissão é formada por representantes do CNJ, Ministério Público Federal, Advocacia-Geral da União, Fundação Nacional do Índio, Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, lideranças indígenas, proprietários rurais e estudiosos especialistas na questão indígena.

Nos siga no Google Notícias