ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

CNJ põe juiz do Mato Grosso para fiscalizar setor de precatórios no TJ/MS

Aline dos Santos | 17/09/2015 07:54
CNJ determinou correição no Tribunal de Justiça. (Foto: Arquivo)
CNJ determinou correição no Tribunal de Justiça. (Foto: Arquivo)

A Corregedoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determinou a instauração de correição no setor de precatórios do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). A medida foi uma determinação da corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi.

O responsável pela fiscalização será o juiz José Luiz Leite Lindote, do TJ/MT (Tribunal de Justiça do Mato Grosso). O trabalho deve ser concluído em 15 dias.

Dentre os motivos para a correição, está o questionamento, por parte do MPE/MS (Ministério Público do Estado), sobre a inclusão de precatórios (dívidas do setor público reconhecidas pela Justiça) de altos valores referentes a suposta dívida do município de Dourados.

Também será analisada a alegação da existência de decisões judiciais prolatadas em diversas instâncias com suposta violação ao Código de Ética da Magistratura e da Loman (Lei Orgânica da Magistratura Nacional). A correição foi determinada por meio da portaria 12, de 14 de setembro.

Em julho do ano passado, Nancy Andrighi veio a Campo Grande para auditoria no TJ/MS. Em seguida, em setembro de 2014, um juiz foi afastado do cargo de auxiliar da presidência do tribunal. À época, a inspeção constatou falta de padronização nos cálculos dos precatórios, feitos de forma discricionária, favorecendo alguns credores e prejudicando outros. Houve, como resultado, pagamentos de valores elevados, acima do que seria regular, com prejuízos aos cofres públicos.

Nos siga no Google Notícias