ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Cocaína era moeda de troca para comprar droga sintética

Redação | 11/02/2009 12:01

Em duas operações desencadeadas simultaneamente em 9 estados, a Polícia Federal prendeu na manhã de hoje 51 pessoas. Os trabalhos começaram há quase um ano.

Durante a investigação, com escutas telefônicas permitidas pela Justiça, ficou constatado que cocaína boliviana entrava no País por Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e seguia para o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas.

Depois a droga era transportada para Europa em quantidades menores, por pessoas contratadas como "mulas".

Na França, Holanda e Portugal, a cocaína virava moeda de troca pelas drogas sintéticas, como o LSD e o ecstasy. O último passo era trazer o produto de volta ao Brasil, para a distribuição também no Paraná, Bahia, Santa Catarina e Pernambuco.

Um detalhe é que essas pessoas costumavam viajar em casal, para não levantar suspeitas. Em cada viagem elas levavam 1 quilo de cocaína. A estimativa é de que ao menos quatro viagens eram feitas mensalmente, com movimentação de R$ 1 milhão.

Balanço - Apenas um mandado de prisão diz respeito a Mato Grosso do Sul, e não 2, como informado anteriormente, o outro é de busca e apreensão. A PF não dá nomes, só revela que a ação foi realizada em Naviraí e Campo Grande.

A primeira operação, chamada de Nocaute, teve o objetivo de prender universitários e lutadores do Rio de Janeiro, apontados como os chefes do esquema. A maioria foi presa em bairros ricos, o líder do grupo morava no Recreio dos Bandeirantes, uma das regiões mais abastadas da cidade.

A segunda operação, a Trilha Albis, recebeu esse nome em referência à mochila usada para o transporte da cocaína pelas mulas.

Segundo a PF, o tráfico envolvia amigos que surfavam desde criança e lutavam jiu-jitsu. Há 8 anos eles resolveram ganhar a vida com crimes diversos. O caso foi descoberto em 2004, mas foi arquivado.

Agora, de acordo com o Ministério Público, 36 pessoas foram denunciadas na Operação Nocaute pelos crimes de tráfico internacional e interestadual de entorpecentes e associação para o tráfico. O esquema também funcionava com venda de lança perfume e haxixe.

Entre os bens apreendidos hoje estão duas motos de luxo, avaliadas em um total de R$ 50 mil, e um cofre.

Ao todo, as duas operações vão cumprir 70 mandados de prisão no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasília, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco. (Com informações da assessoria da PF e da Folha de São Paulo)

Nos siga no Google Notícias