ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Coleta seletiva começa em 2010 e emprega catadores

Redação | 17/12/2009 13:46

A coleta de materiais recicláveis será deflagrada no ano que vem em Campo Grande e vai absolver parte da mão de obra dos catadores do Lixão.

A partir de março de 2010, serão criados os chamados "Ecopontos", que farão a coleta, seleção e até industrialização de material reciclável.

Ao todo, serão criados cinco Ecopontos até dezembro de 2010, distribuídos em vários pontos da cidade. Em março, dois deles já começam a ser implementados.

Estes locais selecionarão não só lixo reciclável doméstico, mas entulhos de construção civil. Os dois primeiros funcionarão na região do Bálsamo e do Vida Nova.

Dos cerca de 300 catadores do Lixão, cerca de 100 devem ser empregados nos cinco Ecopontos (20 em cada um). Outros 100 trabalhadores devem atuar na UPL (Unidade de Processamento de Lixo), que está em fase de licitação e deve ser implementada no Aterro Sanitário, na região do Dom Antônio Barbosa.

Para a UPL, já estão alocados recursos que totalizam R$ 4 milhões. O restante do projeto de coleta seletiva será financiado com verbas do Orçamento da Secretaria de Meio Ambiente.

O processo de coleta seletiva em Campo Grande será implementado em três etapas. A primeira delas será finalizada ainda este mês, que é a conclusão do programa,

A segunda será iniciada em fevereiro de 2010 e abrange ações de divulgação, incluindo curso para professores, agentes comunitários e associações de moradores.

A terceira e última etapa é a implementação da coleta seletiva porta a porta.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Cristaldo, estima que o caminhão que coletará os materiais recicláveis comece a passar pelas casas no início do segundo semestre de 2010.

Para que ele comece a atuar, será necessária nova licitação ou aditivo de contrato. Trata-se de um caminhão gaiola, específico para coleta de reciclados.

Nos siga no Google Notícias