ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Com 17 mil associados, Conselho de Enfermagem sofre intervenção em MS

Aline dos Santos | 29/04/2014 09:28

O Conselho Federal decretou intervenção no Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul). De acordo com decisão do Cofen, a decisão terá validade de 12 meses. Com 17 mil associados no Estado, o Coren será administrado por uma junta interventora com cinco membros.

A decisão foi tomada no último dia 25 de abril e publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. O Cofen aponta como irregular a Prestação de Contas Ordinária do exercício 2012. No ano passado, o MPF (Ministério Público Federal) já havia instaurado inquérito civil para apurar supostas fraudes em procedimentos licitatórios e pagamento indevido de passagens e diárias aos conselheiros de Mato Grosso do Sul.

Em 2013, o Coren estava sob o comando de Amarílis Pereira Amaral Scudellari. Segundo o atual presidente, Arino Sales do Amaral, ela se afastou do conselho em 5 de abril deste ano para disputar uma vaga na Câmara Federal.

Sobre a intervenção, Arino Amaral avalia se tratar de motivação política. “Três das pessoas colocadas na junta interventora concorreram nas eleições passadas e perderam. Por isso, caracteriza coisa política”, diz. Em plano nacional, ele afirma que Amarílis era oposição no Conselho Federal.

No ano passado, a então presidente do Coren apontou modificações na gestão do conselho como motivações para as denúncias.

A respeito da apuração do MPF, Arino Amaral informa aguardar resultado de levantamento do TCU (Tribunal de Contas da União).

A junta interventora será presidida por Diogo Nogueira do Casal, que é de Rondônia. Dos demais integrantes, três são de Mato Grosso do Sul: Judith Willemann Flor, Elaine Cristina Fernandes Baez Sarti e Cacilda Rocha Hildebrand. O último membro é o conselheiro federal Wilton José Patrício, do Espírito Santo. Em fevereiro deste ano, uma comissão do Conselho Federal veio ao Estado.

Nos siga no Google Notícias