ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Com 24 vagas, candidatos lotam universidade para concurso de juiz

Viviane Oliveira | 29/07/2012 16:21
Jorge, de camiseta azul, acompanhado de dois amigos, que também viajaram para fazer a prova. (Foto: Minamar Júnior)
Jorge, de camiseta azul, acompanhado de dois amigos, que também viajaram para fazer a prova. (Foto: Minamar Júnior)

Eu estou preparado e confiante, disse o analista judicial Rodrigo Tolentino, de 27 anos. Ele é um dos 2.680 candidatos que neste momento realizam a prova do 30º concurso de juiz do TJ/MS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul). As provas estão sendo realizadas na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande.

Apesar da pouca idade, esta é a sexta vez que o campo-grandense participa da prova para o cargo de juiz. “Há um ano e meio venho me preparando para enfrentar a concorrência”, disse Rodrigo, acrescentando que no concurso que prestou para o mesmo cargo, no Estado do Piauí, conseguiu chegar até a fase de sentença.

Já para o estudante Henrique Mota, de 30 anos, de Fortaleza Ceará, o mais importante é acumular conteúdo e experiência. “Desde 2005 dedico boa parte do tempo para estudar. O meu objetivo é a Magistratura Estadual”, afirma.

Para esta primeira etapa se inscreveram 2.689 candidatos no Brasil todo. Mato Grosso do Sul é o estado com maior número de inscritos, totalizando 738, sendo 524 de Campo Grande.

Faltando poucos minutos para começar a prova, o advogado Jorge Neto, de 32 anos, dava a última lida no extenso conteúdo. “Há três anos que eu estudo pelo menos 7 horas por dia. Esse é o meu sonho”, disse Jorge acompanhado de dois amigos, que chegaram na última sexta-feira na Capital. Os três vieram de Florianópolis (SC) para fazer a prova.

Prova - A prova começou às 13h e vai até as 18 horas. São 24 vagas para o cargo de juiz substituto, com remuneração inicial de R$ 18.610,06. O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da publicação da homologação do resultado final, prorrogável por igual período.

O concurso é composto por cinco etapas, sendo as duas primeiras realizadas pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica) e, de acordo com o edital, esta etapa do concurso é composta por 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma.

A primeira etapa consiste em prova objetiva seletiva; e na segunda serão aplicadas provas escritas e de sentença - ambas de caráter eliminatório e classificatório.

Na terceira etapa, com caráter eliminatório, os organizadores farão uma sindicância da vida pregressa, investigação social do candidato, exame de sanidade física e mental, além de exame psicotécnico.

A quarta etapa será composta pela entrevista e pela prova oral e na quinta etapa serão avaliados os títulos apresentados. Todas as etapas serão realizadas em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias