ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Com 250 mil cartas atrasadas, Correios fazem mutirão no feriado

Mariana Lopes | 10/10/2013 17:18
Funcionários dos Correios ficaram 22 dias em greve (Foto: Marcos Ermínio)
Funcionários dos Correios ficaram 22 dias em greve (Foto: Marcos Ermínio)

Depois da greve de 22 dias, o feriado de amanhã (10) e sábado (12) será de muito trabalho para os funcionários da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) de Mato Grosso do Sul, que irão fazer um mutirão para colocar em dia as 250 mil correspondências atrasadas.

No Estado, segundo a assessoria de imprensa dos Correios, a média é de 360 mil objetos postais entregues por dia. O valor acumulado durante a greve será distribuído em meio ao volume diário, e a previsão é de que até a próxima sexta-feira (18) a entrega de correspondências esteja normalizada.

Por determinação do TST (Tribunal Superior do Trabalho), os funcionários da ECT voltaram ao trabalho hoje (10). Em nota oficial à imprensa, os Correios informou que não descontarão os dias dos trabalhadores que estavam paralisados. As faltas serão compensadas com duas horas extras, de segunda a sexta-feira, em até 180 dias após o término do movimento de paralisação. Segundo a empresa, a medida respeita "os trabalhadores que continuam em atividade normalmente e à sociedade brasileira, prejudicada pela paralisação parcial nos Correios”.

De acordo com o diretor regional dos Correios em Mato Grosso do Sul, João Rocha, 92% dos trabalhadores do Estado permaneceram trabalhando durante toda a paralisação, o que, para ele, minimizou os transtornos. Um dos serviços que não foi prejudicado, conforme informações da assessoria de imprensa da empresa, foi o Sedex, pois não houve adesão nos setores de entrega de encomendas.

Para o secretário-geral do Sintect (Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Telégrafos e Similares), Alexandre Takashi de Sá, a decisão do TST em relação ao aumento do salário e dos benefícios foi muito abaixo do esperado pela categoria.

Por outro lado, os trabalhadores enxergam como uma vitória o fato de o plano de saúde continuar sendo administrado pelos próprios funcionários dos Correios, e não ter sido tercerizado, conforme a empresa ameaçou de fazer.

Sobre a reposição das horas correspondentes aos dias de greve, que os trabalhadores terão que pagar, o Sintect orienta que seja cumprida. Os dias parados devem ser compensados de segunda a sexta-feira, em até duas horas extras por dia, no prazo de 180 dias.

O TST acatou a proposta dos Correios e manteve o reajuste oferecido pela empresa, de 8% nos salários (reposição da inflação do período, de 6,27%, com ganho real de mais de 1,7%) e de 6,27% nos benefícios; vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro e Vale-Cultura dentro das regras de adesão ao programa implementado pelo Governo Federal.

Nos siga no Google Notícias