ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Com ampliação de faixa etária Hemosul espera aumentar em 13% doação de sangue

Viviane Oliveira | 18/06/2011 13:13

A expectativa do governo federal é ampliar o volume de sangue coletado no Brasil

O Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) acredita que pode aumentar as doações de sangue a partir da criação do novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil.

A gerente técnica do Hemosul, Marina Sawada Torres, disse que o órgão estadual já tomou conhecimento da nova portaria. “Esperamos que a medida suprir nossa meta com a ajuda de divulgação na imprensa. Porém, a maior deficiência é do tipo de sangue negativo”, diz.

Nova Portaria- Segundo informações do Ministério da Saúde, a nova legislação estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no País e inova ao ampliar a faixa etária para candidatos a doação.

Com as medidas, a previsão do Ministério é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores.

A Portaria 1.353 determina, ainda, que a orientação sexual não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue.

Faixa etária - A partir da nova legislação, jovens entre 16 e 17 anos e idosos com até 68 anos também poderão doar sangue no Brasil. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos.

Com a ampliação da faixa etária para doação, a expectativa do governo federal é ampliar o volume de sangue coletado no Brasil que, atualmente, chega a 2,5 milhões de bolsas por ano.

Nos siga no Google Notícias