ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Com apoio de Azambuja, novo plano da educação é aprovado

Projeto prevê investir 10% do PIB na área. Para Reinaldo, recurso vai garantir construção de escolas em tempo integral

Nadyenka Castro | 23/10/2012 13:59
Reinaldo Azambuja, deputado federal por Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)
Reinaldo Azambuja, deputado federal por Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)

A aprovação do novo PNE (Plano Nacional de Educação) pela Câmara dos Deputados, na semana passada, teve apoio do deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB).

Azambuja votou a favor do novo plano que, entre outras determinações, manda o governo federal investir 10% do PIB (Produto Interno Bruto), na educação. A proposta segue agora para o Senado.

Integrante da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que aprovou a redação final, Azambuja afirma que os recursos irão garantir a construção de escolas em tempo integral.

“Fizemos emendas a esse Plano, buscando garantir a implantação de escolas em tempo integral, que oferecem oportunidade aos alunos e mais tranquilidade aos pais. Acredito que a ampliação dos investimentos neste setor podem garantir a melhoria da qualidade de vida da população e em consequência um futuro mais digno para todos”, declarou.

O índice de 10% vinha sendo reivindicado por deputados da oposição, parte da base aliada do governo e entidades da sociedade civil.

Hoje, a União, os estados e os municípios aplicam juntos cerca de 5% do PIB na área. Na proposta original do Executivo, a previsão era de investimento de 7% do PIB em educação. O índice foi sendo ampliado gradualmente pelo relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), que chegou a sugerir a aplicação de 8% em seu último parecer.

Um acordo entre governo e oposição, no entanto, garantiu o apoio do relator aos 10%. Pelo texto aprovado, o governo se compromete a investir pelo menos 7% do PIB na área nos primeiros cinco anos de vigência do plano e 10% ao final de dez anos.

Outro destaque do novo PNE foi a antecipação da meta de equiparação do salário dos professores ao rendimento dos profissionais de escolaridade equivalente.

 O relatório de Vanhoni previa o cumprimento dessa meta até o final da vigência do plano. Um destaque aprovado, por sua vez, estabelece a equiparação até o final do sexto ano do PNE.

A comissão especial aprovou ainda o prazo de um ano após a sanção do PNE para a aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional.

Nos siga no Google Notícias