ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

UFMS tem campus novo, mas suspende oferta de vagas em Bonito

Vanda Escalante | 27/05/2011 13:05

Prédio foi construído para atender cursos com baixa procura, enquanto Campo Grande vive sucateamento das instalações.

Campus de Bonito, inaugurado em novembro de 2010. (Foto: divulgação)
Campus de Bonito, inaugurado em novembro de 2010. (Foto: divulgação)

A UFMS (Universidade Federal de mato Grosso do Sul) suspendeu, a partir de 2011, a oferta de vagas para os dois cursos que funcionam no campus de Bonito: o curso de Administração e o de Turismo e Meio Ambiente. De acordo com a assessoria de imprensa da UFMS em Campo Grande, o motivo da suspensão foi a falta de demanda, mas o diretor do campus, professor Noslin de Paula Almeida, a situação de baixa procura ocorreu apenas com o curso de turismo e Meio Ambiente.

De acordo com o diretor, o campus de Bonito abriga hoje 143 alunos. Cada um dos cursos tem duas turmas, que, segundo informou a UFMS, têm garantida a conclusão do curso. No último ingresso de alunos novos, no vestibular de inverno do ano passado, o curso de Administração teve as 60 vagas preenchidas. No curso de Turismo e Meio Ambiente ingressaram 18 alunos novos e outros 14 entre portadores de diploma e transferidos de outras instituições.

O campus tem ainda nove professore e seis funcionários técnico-administrativos. De acordo com o professor Noslin, a unidade de Bonito opera dentro da normalidade, embora haja uma “certa expectativa” quanto ao destino que será dado ao campus. Na UFMS, a informação é de que será feito um estudo (sem data para realização) para avaliara situação e definir o destino da unidade de Bonito.

Instalações – Integrando o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), o campus de Bonito foi implantado em 2009 (junto com os campi de Naviraí e Ponta Porã) e foi inaugurado em novembro de 2010.

Com capacidade de atendimento para 520 alunos em cada turno, o campus de Bonito tem infraestrutura adequada para atender as atividades de ensino, pesquisa e extensão. São oito salas de aulas com capacidade para até 60 acadêmicos cada uma, biblioteca, laboratório de informática, salas administrativas, auditório com capacidade para 100 lugares e demais instalações para acomodar toda a estrutura pedagógica e administrativa do campus.

Salas de aula têm capacidade para 60 alunos. (Foto: divulgação)
Salas de aula têm capacidade para 60 alunos. (Foto: divulgação)
Instalações novas abrigam cursos com oferta de vagas suspensa. (Foto: divulgação)
Instalações novas abrigam cursos com oferta de vagas suspensa. (Foto: divulgação)

Histórico – A unidade da UFMS em Bonito iniciou suas atividades no ano letivo de 2009, oferecendo os cursos de Administração e Turismo e Meio Ambiente no período noturno, com o montante de 120 vagas, sendo 60 para cada curso. Inicialmente foi utilizado o espaço físico da Escola Municipal João Alves da Nóbrega e posteriormente as atividades foram transferidas para a Escola Municipal Professora Durvalina Dorneles Teixeira. A Prefeitura Municipal de Bonito cedeu então uma área de 4,5 hectares para a construção da unidade.

Até dois anos antes, Bonito contava também com dois cursos superiores, ofertados por uma instituição particular (a Iesf – Instituição de Ensino Superior da Funlec), que encerrou as atividades no município no ano de 2007. Os cursos ofertados eram nas mesmas áreas que os atuais: eram o curso de Administração Rural e o de Turismo. Mas, de acordo com o diretor do campus da UFMS, poucos dos atuais estudantes dos cursos ofertados pela Federal são oriundos da Iesf.

Nos siga no Google Notícias