ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Com crimes de "menor potencial", maioria dos presos volta às ruas

Luana Rodrigues | 02/08/2015 10:30

Do início do ano até agora, a Polícia de Mato Grosso do Sul prendeu 10. 253 pessoas no estado, quase 50 por dia, segundo a Sejusp(Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Destas, 4.471 foram presas só na Capital, de acordo com a PM(Polícia Militar). As prisões são resultado do cumprimento de mandados e também autos de flagrante.

No entanto, atualmente existem aproximadamente 15 mil detentos nas penitenciárias do estado. Considerando a realidade de superlotação, seria impossível abrigar mais 50 presos por dia. Ocorre que grande parte desses detentos são colocados em liberdade horas após o crime, pois praticam delitos considerados de menor potencial ofensivo ou recebem o direito de pagar fiança por meio da Justiça.

Questionada sobre os criminosos que são colocados em liberdade pouco tempo após o crime, a PM esclarece que só compete ao órgão a execução do policiamento ostensivo-preventivo e a preservação da ordem pública, já às funções de polícia judiciária e apuração das infrações penais, exceto as militares, a responsabilidade é, constitucionalmente, da Polícia Civil. "Quando a PM é acionada pelo 190, por exemplo, enquanto há um crime em andamento, uma ou mais equipes disponíveis deslocam-se ao local para resolver a situação. Por diversas vezes são conduzidas pessoas às delegacias; muitas recebendo voz de prisão por haverem sido flagradas cometendo delito. ", explicou a assessoria da PM, por meio de nota.

O delegado da Polícia Civil, Rodrigo Vasconcelos, responsável pelas Depac's(Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário), explica que a permanência de um criminoso na prisão depende do delito. Conforme o delegado, em casos de 'crimes de menor potencial ofensivo', como por exemplo, um furto simples, o criminoso assina apenas um TCO(Termo Circunstanciado de Ocorrência). "São crimes com pena máxima de dois anos, em que é assinado um termo de compromisso de comparecer a uma audiência no juizado criminal e o autor é liberado na mesma hora", disse.

Já em crimes com pena de até quatro anos, a exemplo o furto qualificado, Vasconcelos explica que o delegado de plantão ou titular da delegacia, pode estabelecer fiança. "O valor varia de acordo com os antecedentes criminais e capacidade econômica do autuado, além das circunstâncias do delito", explica.

Com relação as autuações em flagrante, referentes a crimes cuja a pena ultrapassa quatro anos, como o roubo, o delegado explica que o autor permanece preso e somente a justiça pode estipular fiança e determinar a liberdade do criminoso. "O caso é apresentado ao juiz, que avalia se o autor deve ser solto ou não", disse.

Estatística - Um dado interessante é que, conforme a Sejusp, dos 6.661 crimes registrados no estado, 3.863, mais da metade, são furtos. Além disso, de janeiro a julho foram registrados 1.454 roubos, 1.261 casos de violência doméstica e 38 homicídios. 

Nos siga no Google Notícias