ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Com estoque baixo, banco de leite do HR precisa de doações

Marta Ferreira | 18/10/2011 18:25

O banco de leite materno do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul está precisando de doação. No último mês a quantidade de leite recebido, 50 litros, foi bem inferior a demanda mensal, que é de pelo menos 70 litros.

Em agosto, foi pior ainda. O HR coletou apenas 35 litros de leite. “A meta é coletar pelo menos 100 litros de leite por mês”, informou a gerente técnica do Banco de Leite, Fernanda Menezes Pereira..

Conforme Fernanda Menezes, toda mulher em período de amamentação que tenha produção excedente pode ser doadora. O Hospital faz o cadastro da doadora e solicita o exame pré-natal, que compreende sorologia para HIV, sífilis, HTLV (oncovirus), hepatite B e C.

O banco de leite oferece o serviço de coleta em domicílio, além de todo material apropriado para retirada do líquido como touca, máscara e recipiente de vidro esterilizado. Fernanda Menezes explica que uma equipe formada por um Bombeiro Militar e uma técnica do Banco de Leite vão até a residência da doadora para explicar como pode ser feita a coleta de leite. Este serviço de coleta é realizado uma vez por semana. O leite é retirado pela doadora diariamente, armazenado no recipiente e congelado.

De acordo com a gerente técnica, o leite serve, principalmente, para alimentar os bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. “Atualmente nós temos 22 bebês sendo 10 de baixo peso. O leite materno é o ideal para que os bebês se recuperem mais rápido”, explica.

O Hospital Regional também aceita doações de recipientes de vidros com tampa plástica como aqueles de maionese e de café solúvel. As doações podem ser feitas ligando para o mesmo telefone do banco de leite.

As interessadas em serem doadoras podem ligar no telefone 3378-2715 e solicitar uma visita.

Nos siga no Google Notícias