ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Com estoque de sangue sobrando, bebê fará cirurgia na 4ª

Redação | 28/03/2009 18:59

Depois do apelo da família, as doações do tipo sanguíneo AB negativo superou a quantidade esperada para que menina Jéssica, de um ano e três meses, seja submetida à cirurgia cardíaca.

Feliz com a mobilização do campo-grandense, Elisângela Dias Silgueiras dos Santos, conta que o número de doadores passou de 80 pessoas. "Ainda não sabemos quanto de sangue foi doado mais sabemos que ultrapassou o necessário para a cirurgia", conta emocionada.

Segundo ela, só na segunda-feira o Hemocentro da Santa Casa deve passar para a família o resultado alcançado. "Na sexta-feira tinha gente na fila para doar. Ficamos tão feliz que fui na Santa Casa com a Jéssica para agradecer pessoalmente as pessoas".

Antes do caso da menina ser divulgado, não havia sequer uma bolsa de sangue para o procedimento que necessitaria de pelo menos dez bolsas do sangue. Com dificuldade para respirar e se alimentando por meio de sonda, a menina passará pela cirurgia nas primeiras horas de quarta. "Ela interna na terça e opera logo pela manhã de quarta", conta a mãe confiante do resultado.

Na corrida contra o tempo, com a cirurgia de urgência, a médica espera que a menina consiga levar uma vida saudável. Jéssica apresentou dificuldade de respirar logo quando nasceu e nos oito primeiros dias foi descoberto o problema no coração, 'cardiopatia congênita'. Ela chegou a ficar internada por três meses na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal.

Jéssica passou a sofrer de problemas nos pulmões, na respiração e a dificuldade para se alimentar. Mesmo conhecendo os riscos do procedimento, considerado de alto risco, a mãe acredita que essa é a única forma da menina conseguir se recuperar dos problemas de saúde. "Ela vai ter mais conforto e poder respirar", afirma.

Nos siga no Google Notícias