ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Com identificação biométrica, Enem abre inscrição no dia 9 de maio

Viviane Oliveira | 24/04/2016 11:12

O Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) terá, pela primeira vez, identificação biométrica. As inscrições começam no dia 9 e terminam no dia 20 de maio. Conforme o MEC (Ministério da Educação), a edição do exame trará reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. “A coleta acontece no primeiro ou no segundo dia de provas; não há nenhuma possibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra”, afirmou o ministro Aloízio Mercadante. 

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. Os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

A taxa de inscrição será de R$ 68, valor maior que os R$ 63 cobrados no último exame. Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, a inscrição era paga apenas nas agências do Banco do Brasil. A taxa pode ser quitada até o dia 25 de maio, às 21h59.

Na última edição, o Enem teve 131,7 mil inscritos em Mato Grosso do Sul, mas cerca de 40 mil não compareceram para fazer as provas. Desta forma, o Estado teve o terceiro maior índice de abstenção no Brasil.

Nos siga no Google Notícias