ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Cidades

Com mandado em MS, PF combate fraude em diplomas de Medicina

Aline dos Santos | 18/10/2013 07:42

Com mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul e mais 13 Estados, a PF (Polícia Federal) deflagrou nesta sexta-feira a Operação Esculápio para combater esquema de uso de diplomas e documentos falsos na UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso). O objetivo dos participantes era obter a revalidação e, desta forma, poder exercer a Medicina no Brasil.

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, a 7ª Vara Criminal da Justiça Federal do Mato Grosso deferiu 41 mandados de busca e apreensão, que serão cumpridos em Mato Grosso, Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

No Estado, o alvo foi uma residência em Ladário, região de fronteira com a Bolívia.

As investigações começaram após a UFMT descobrir que 41 pessoas nunca foram alunas ou não concluíram as graduações em três universidades bolivianas: Universidad Nacional Ecológica, Universidad Técnico Privada Cosmos e Universidad Mayor de San Simon.

A PF constatou que, dos 41 inscritos no programa de revalidação, 29 foram representados por cinco advogados ou despachantes, que teriam sub-rogado outras pessoas para realizar a inscrição dos supostos médicos. Os acusados responderão pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica. Esculápio é o Deus da medicina e da cura na mitologia greco-romana.

Nos siga no Google Notícias