ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Com milhares de desabrigados, Coxim decreta emergência

Redação | 08/12/2009 07:33

Com mais de mil famílias desabrigadas, a prefeitura de Coxim, a 260 quilômetros de Campo Grande, decretou situação de emergência. A chuva começou no sábado e ganhou força ontem, provocando alagamentos nos bairros e deixando casas de ribeirinhos submersas.

"Estamos vivendo hoje uma situação de caos. O município já passa por dificuldades financeiras e precisa de ajuda do Estado e do governo federal para socorrer essas famílias", disse a prefeita Dinalva Garcia Lemos de Morais Mourão (PMDB), que assinou o decreto às 7h30.

Os principais afetados foram os ribeirinhos, que tiveram as moradias invadidas pela água do rio Taquari. O nível do rio já está em 5 metros na régua, quando o nível de alerta é 4,3 metros. Bombeiros e homens do Exército ajudam a resgatar as famílias.

A cidade como um todo foi atingida, com destruição de asfalto e redes de energia. "Temos pouca área com drenagem e a água já está retornando pelos canais de vazão", diz a prefeita.

Neste momento ainda chove na cidade, o que aumenta a preocupação. As famílias que ficaram desabrigadas mostram desespero ao ver seus pertences perdidos. Muitas foram acomodadas em escolas e no centro de múltiplas atividades da prefeitura.

Em algumas creches em áreas consideradas de risco as atividades foram suspensas, por medida de segurança. O transporte público também está prejudicado porque muitas ruas estão com o asfalto rompido.

Nos siga no Google Notícias