ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Com novos equipamentos, Agepen quer reduzir entrada de celular em presídios

Francisco Júnior e Mariana Lopes | 21/11/2012 12:28
Banquetas foram entregues nesta quarta-feira (21). (Foto: Rodrigo Pazinato)
Banquetas foram entregues nesta quarta-feira (21). (Foto: Rodrigo Pazinato)

Em solenidade nesta manhã (21), a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) entregou 35 banquetas detectoras de metais que irão auxiliar na revista das pessoas que visitam os presos nos presídios de Mato Grosso do Sul. No total, 29 unidades penais receberam os equipamentos.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, coronel Deusdete Souza de Oliveira, as banquetas irão reduzir em 50% a entrada de celulares e outros objetos nos presídios.

Ele explicou que além do equipamento, ainda continuarão sendo feitas as revistas manuais, além do monitoramento por câmeras de segurança.

Com relação ao sinal de celular na área dos presídios, ele afirmou que está oscilando e que aguarda um posicionamento das operadoras para a instalação dos bloqueadores de sinal.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, disse que os equipamentos irão reforçar a segurança dentro dos presídios.

Com formato de um banco, os detectores possuem mecanismos sensíveis à presença de metal. Com isso, é capaz de identificar, por exemplo, no momento em que a pessoa senta, se ela tem algum aparelho celular introduzido no corpo, tática recorrente - e de difícil identificação - entre visitantes, na tentativa de burlar a segurança na unidade penal.
Os equipamentos serão distribuídos entre 29 estabelecimentos prisionais da Capital e do interior, conforme a demanda de cada local. Atualmente, nove banquetas detectoras estão em funcionamento em presídios do Estado.

Nos siga no Google Notícias