ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Com produção de 5 mil ovos em 21 dias, carrapatos viram praga no verão

Wendell Reis | 03/01/2012 19:30
Banhos constantes resolvem parte, mas não acabam com o problema(Foto:Pedro Peralta)
Banhos constantes resolvem parte, mas não acabam com o problema(Foto:Pedro Peralta)

O verão chegou e com ele uma dor de cabeça para os cães e donos: os carrapatos. Com reprodução rápida, proporcionada pelo clima e ambiente favorável, o carrapato pode ocasionar doenças que se não tratadas podem matar o animal e atingir até o homem.

O veterinário Antônio Carlos de Abreu relata que a incidência no verão é maior porque há uma combinação exata entre a umidade e a temperatura, proporcionando a reprodução rápida do bicho. Ele revela que um único carrapato pode gerar até cinco mil ovos em 21 dias. Nesse tempo, os filhotes, que ficam adultos em 15 dias, já começam a produzir outros ovos, aumentando a proliferação. Segundo o veterinário, há estudos comprovando que 80% dos ovos acabam evoluindo.

Apesar da infestação rápida, o veterinário lembra que o animal só representa 5% do problema e o ambiente é responsável por 95% da infestação. Em Mato Grosso do Sul é mais comum a proliferação de carrapatos do que pulga. Diferente do Estado de São Paulo, à exemplo, onde o número de pulgas é maior, pois a maioria dos animais vivem em apartamentos ou casas sem quintal.

A veterinária Milena Garcez trabalha em uma loja de produtos agropecuários. Ela conta que a procura por produtos para combater o inseto aumenta principalmente no verão, quando as pessoas passam a procurar óleos que podem livrar o animal do carrapato por até 40 dias, e inseticidas para desinfetar as residências.

Milena explica que os problemas são recorrentes e as doenças mais comuns são a babebiose, que infecta e destrói os glóbulos vermelhos, causando febre, anemia, tendência a sangramentos e pode levar à morte; erliquiose, doença que ataca as células de defesa do animal e causa febre, perda de peso, falta de apetite, vômitos, sangramentos pelo nariz, com grande gravidade. O animal ainda pode ficar estressado e ter anemia em consequência das picadas em grandes infestações. Dependendo do estado de saúde do animal, uma infestação pode levar à morte rapidamente.

No caso do ser humano, a infecção é mais difícil, mas pode ocorrer. Uma picada de um carrapato no homem pode ocasionar a febre maculosa, doença que provoca estágio febril agudo e vermelhidão na pele. A doença tem cura, mas pode matar caso não se faça o tratamento adequado.

Milena ressalta que a proliferação de carrapatos era mais comum na zona rural, mas recentemente as infestações também acontecem com bastante frequência na região urbana e os bichos são encontrados na parede e chão das residências. Para combater a praga, a veterinária esclarece que é preciso fazer pulverização semanal.

A dentista Marta Mary Miura tem três cachorros e relata que os animais geralmente têm problemas com pulgas. Mas, no momento, não há infestação na residência. Ela costuma combater os carrapatos com inseticida.

O administrativo Carlos Henrique de Souza Barbosa tem dois cachorros. Ele relata que no momento os cães não apresentam problemas com infestação. Para evitar a praga, Carlos costuma dar banho nos animais semanalmente. Além disso, acredita que o fato de morar em um local totalmente calçado diminui a infestação.

Muitas pessoas reclamam que os cachorros vão para o pet-shop sem carrapato e algumas vezes voltam com o bicho. A veterinária explica que o problema acontece porque os banhos carrapaticidas derrubam o carrapato do animal. Porém, ele pode levar um tempo para morrer e acaba andando, atingindo outros animais que estão no canil.

Nos siga no Google Notícias