ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Missa renova votos dos padres e dá início às celebrações de Páscoa

Mariana Lopes | 05/04/2012 12:39

Na celebração, Dom Dimas ungiu os principais óleos dos sacramentos da Igreja Católica, que serão usados durante o ano inteiro

Benção do óleo do crisma, que, segundo o bispo auxiliar, Dom Eduardo, é mais perfumado e representa a essência do cristão (Foto: Mariana Lopes)
Benção do óleo do crisma, que, segundo o bispo auxiliar, Dom Eduardo, é mais perfumado e representa a essência do cristão (Foto: Mariana Lopes)

A Missa dos Santos Óleos, presidida pelo bispo Dom Dimas Lara, e co-presidida pelo bispo auxiliar, Dom Eduardo Pinheiro, na manhã desta quinta-feira (5), na Catedral Santo Antônio, reuniu todos os sacerdotes da Arquidiocese de Campo Garande. A celebração, uma das mais tradicionais durante o ano, marca a renovação dos votos de ordenação dos sacerdotes, e dá início ao Tríduo Pascal, como são chamados os três dias que antecedem a Páscoa.

Na celebração, foram abençoados os principais óleos dos sacramentos da Igreja Católica, batismo, crisma e enfermos, que serão usados durante o ano inteiro.

Dom Eduardo explica que os óleos são ungidos separadamente, pois cada um tem um significado. “O de crisma, por exemplo, tem um perfume a mais, que representa a essência do cristão, a beleza que o crismado carrega por ser de Deus”, conta o bispo auxiliar de Campo Grande.

Após a benção, os representantes de cada região da Arquidiocese pegaram os óleos ungidos para distribuírem entre as paróquias, que serão usados pelos sacerdotes e bispos nas celebrações de batismo, crisma, ordenação, unção dos enfermos, até a próxima celebração dos Santos Óleos.

Separados, óleos de batismo, crima e enfermos foram abençoados pelo bispo de Campo Grande, Dom Dimas (Foto: Mariana Lopes)
Separados, óleos de batismo, crima e enfermos foram abençoados pelo bispo de Campo Grande, Dom Dimas (Foto: Mariana Lopes)

Renovação dos votos – Segundo Dom Eduardo, a celebração de hoje, na qual os padres renovam os votos, simboliza o reconhecimento da instituição do sacerdócio como continuador da obra de Jesus. “Por isso eles renovam os votos de fidelidade a Deus e à Igreja”, explica.

Aos 75 anos e com 48 de sacerdócio, o padre italiano Luciano Scampini, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, confessa que a caminhada ao serviço do Reino de Deus não foi fácil, mas aproveitou a celebração para agradecer cada momento. “São anos de ordenação, não são dias, mas contei sempre com a ajuda de Nossa Senhora”, afirma.

Já o novato Alexandre Júnior, 31 anos, tem apenas 6 anos de ordenação. Embora a caminhada sacerdotal ainda esteja no início, o padre tem consciência da importância da renovação dos votos. “Renovar nossas promessas, ano a ano, nos faz vivenciar o compromisso. Todos os sacerdotes reunidos é como se fosse um impulso para chegarmos à estatura de Cristo”, diz.

Dom Eduardo finaliza pontuando que a celebração, com o início do Tríduo Pascal, vem para fortalecer e renovar os padres para atenderem aos fiéis durante os próximos dias que antecedem a Páscoa.

Nos siga no Google Notícias