ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Com retorno às aulas definido, professores ainda aguardam novo calendário

Michel Faustino | 08/10/2015 15:30

Mesmo com o início das aulas do segundo semestre marcado para a próxima terça-feira (13), os docentes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que aderiram a greve que já dura quase quatro meses, ainda aguardam uma definição quanto ao calendário de reposição do primeiro semestre para retornar as salas de aula. 

Segundo a vice-presidente do Adufms ( Sindicato dos Professores das Universidades Federais Brasileiras dos Municípios de Campo Grande, Aquidauana, Bonito, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, no Estado de Mato Grosso do Sul), Mariuza Guimarães,  a maioria das assembleias realizadas no interior decidiram pelo fim da greve, no entanto, o retorno esbarra na falta de definião do calendário.

"Estamos discutindo a reposição e enquanto não tiver essa definição quanto calendário não será possível o retorno a sala de aula, só podemos trabalhar dentro de um calendário aprovado", disse.

Conforme a sindicalista  na tarde de hoje (08) ocorreu uma reunião entre representantes da docência e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFMS, porém, não houve um encaminhamento.

"Eles ficaram de acionar a reitoria para tentar definir isso, mas por enquanto não tem nada. E enquanto isso a gente vai aguardar nos chamarem de novo para definir", ressaltou.

Os educadores foram contrários ao calendário de reposição imposto pela instituição e pretendem apresentar um cronograma próprio para que as aulas perdidas em razão do movimento sejam cumpridas ainda neste ano.

Reivindicação - A categoria cobra do governo que além do reajuste salarial seja aceito o pedido de reestruturação da carreira como também seja tomada medidas sobre os cortes realizados na educação, como por exemplo o corte do FIES dentre outras contenções de despesas.

o Governo Federal fez um acordo com os professores e servidores administrativos para incrementar os salários em 5,5% em agosto de 2016 e mais 5% em janeiro de 2017. Por hora, haverá apenas o incremento de benefícios, como vale creche, escola e saúde.

A proposta inicialmente apresentada era de 27.13%, rebatida pelo governo em 21.7% parcelada em quatro vezes, proposta esta não aceita pelos grevistas.

A greve começou no Estado no dia 15 de junho e a maioria dos professores já estão repondo as matérias perdidas no Campus da Capital.

 

Nos siga no Google Notícias