ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Com Sisu, sul-mato-grossense obtém vaga até em universidade do RJ

Viviane Oliveira | 13/01/2014 14:52
João vai cursar Ciências Sociais e pretende seguir carreira acadêmica.  (Foto: Cleber Gellio)
João vai cursar Ciências Sociais e pretende seguir carreira acadêmica. (Foto: Cleber Gellio)

Quero seguir carreira acadêmica. A frase é de João Crisostomo Mauad Cavallero, 17 anos, que passou na primeira chamada do processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no curso de Ciências Sociais na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

João conta que foi selecionado em primeiro lugar e já faz planos com a futura profissão. Depois da graduação, o acadêmico pensa em fazer mestrado e doutorado. “Estou muito contente, os meus pais sempre me incentivaram para buscar e seguir o meu próprio caminho”, diz, agradecendo também o Colégio Alexander Fleming, onde estudou.

Depois da ansiedade das provas, o jovem agora se prepara para morar fora. “Sempre estudei para isso, estou feliz por ter passado pela primeira etapa”, conta. O estudante, que foi selecionado em primeiro lugar, sempre foi muito incentivado pelos pais para buscar e seguir o seu próprio caminho. Hoje os planos de João para o futuro é investir na carreira acadêmica e sonha em dar aulas.

O analista de marketing Jorge Almoas, 27 anos, também comemora a aprovação. Ele conta que depois de 10 anos longe da escola, passou em 14º lugar em Administração de Empresa na UFMS (Universidade Federal em Mato Grosso do Sul). “Sempre trabalhei com comunicação e gramática, meu desafio agora é cursar uma faculdade em uma área diferente da minha”, diz.

Muito feliz com o resultado da prova, Jorge admite que a prova do Enem do oi difícil, mas o segredo está na interpretação. “Para se sair bem na prova do Enem tem que ler com calma para poder interpretar bem. O aluno deve também se manter ligado nos assuntos do dia a dia”.

Em Mato Grosso do Sul, serão oferecidas 8,7 mil vagas em quatro instituições, como UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e UEMS (Universidade Estadual).

Os convocados nesta primeira chamada devem fazer a matrícula do dia 17 a 21 deste mês. O candidato que não comparecer na data prevista à instituição selecionada vai perder a vagas. O sistema seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Enem (Sistema Nacional do Ensino Médio) 2013.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27 e a matrícula deve ser feita entre os dias 31 deste mês e 4 de fevereiro. O candidato que não for selecionado em nenhuma das chamadas, ou foi selecionado para o curso marcado como segunda opção, independentemente de ter feito a matrícula, pode se inscrever na lista de espera, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro. A convocação dos candidatos em lista de espera ocorre a partir de 11 de fevereiro.

Nos siga no Google Notícias