ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Começa hoje o prazo para inscrição no Prouni; programa oferece bolsas de estudo

Luciana Brazil | 13/01/2014 08:48

Estão abertas as inscrições para o Prouni (Programa Universidade Para Todos) 2014, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. O prazo para se inscrever vai até sexta-feira (17).

Para participar da seleção o candidato deve ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame e não ter zerado na redação.

Além disso, o aluno precisa estar cursando o ensino médio na rede pública ou em escola particular, porém em condição de bolsista.

Para concorrer às bolsas integrais, o aluno deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais, a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

O programa, do MEC (Ministério da Educação), criado pelo governo Federal em 2004, possui dois processos seletivos por ano, sempre antes de cada semestre letivo.

As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico siteprouni.mec.gov.br . O aluno deverá informar o número de inscrição e senha do Enem 2013, além do CPF.

Ao se inscrever no programa, o estudante poderá escolher até dois cursos diferentes, em ordem de preferência. No momento da inscrição, o aluno informa a modalidade de concorrência e o tipo de bolsa que pretender conseguir.

Para os alunos que alcançarem a bolsa parcial e não puder arcar com os custos do curso podem recorrer ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Para candidatos autodeclarados pardos, indígenas e negros há reserva de vagas.

Professores da rede pública que queiram se inscrever no programa estão dispensados dos requisitos de renda. Esta exceção vale apenas para bolsas em cursos de licenciatura.

De acordo com o Mec, mais de 1,2 milhões de estudantes já foram beneficiados com as bolsas do Prouni.

Nos siga no Google Notícias