ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Comissão de Educação do Senado vai investigar fraudes na merenda escolar

Paula Maciulevicius | 10/05/2011 18:10

Requerimentos serão pedidos ao MEC, Controladoria Geral e Tribunal de Contas da União

A CE (Comissão de Educação, Cultura e Esporte) aprovou hoje três requerimentos apresentados pela senadora Marisa Serrano (PSDB) relacionada à denúncia sobre problemas na merenda escolar distribuída em escolas públicas do país. Os requerimentos são direcionados ao Ministério da Educação, Controladoria-Geral e Tribunal de Contas da União.

Reportagem veiculada no último domingo mostrou casos de falta de alimentos, oferta de comida de má qualidade e até estragada a alunos de cinco estados. A matéria apontou a corrupção como uma das causas dos problemas na alimentação escolar e citou empresas que atuam no setor investigadas pelo Ministério Público por fraudes como direcionamento de licitações.

O primeiro requerimento é dirigido ao MEC (Ministério da Educação) e pede informações sobre o número de municípios atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em 2010, bem como os recursos repassados.

Foram solicitados também dados sobre a previsão do programa para 2011, a instalação dos Conselhos de Alimentação Escolar nos estados e municípios, a atuação de nutricionistas e dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar.

No requerimento destinado à CGU (Controladoria-Geral da União), são solicitadas informações detalhadas sobre as auditorias realizadas pelo órgão no âmbito do PNAE. O terceiro requerimento pede ao TCU (Tribunal de Contas da União) que promova uma auditoria especial no Programa.

Na justificativa dos requerimentos, Marisa Serrano diz que a merenda escolar está sendo tratada como lixo e questiona a atuação dos órgãos responsáveis pela execução do PNAE, dos Conselhos de Alimentação Escolar e dos nutricionistas que deveriam controlar a qualidade dos alimentos oferecidos aos estudantes.

Também em reação à reportagem, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) informou que apresentaria requerimento à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) para realização de audiência pública sobre o assunto. O senador quer ouvir, entre outras autoridades, o ministro da Educação, Fernando Haddad e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Silva Balaban. (Com informações do Portal de Notícias do Senado Federal).

Nos siga no Google Notícias