ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Competição na Base Aérea da Capital envolverá 14 aviões

Redação | 02/08/2009 07:54

Começa oficialmente hoje, com solenidade de abertura nesta manhã, a XVIII RAT (Reunião da Aviação de Transporte). A competição contará com a participação de 14 esquadrões e 600 militares de vários estados brasileiros.

Considero um dos maiores eventos da aviação brasileira, a RAT acontecerá até quinta-feira. Catorza aeronaves estão envolvidas, sendo dois C-130 Hércules, dois C-105 Amazonas, um C-99, um Boeing 707 e oito C-95 Bandeirante e um C-98 Caravan.

As competições aéreas começam amanhã. Como numa operação de guerra, os tripulantes dos aviões envolvidos precisaram colocar em prática tudo o que foi treinado em suas bases para conseguir bons resultados nas competições.

Uma das provas mais disputadas será a navegação a baixa altura, conhecida como NBA. Nela, os pilotos recebem um mapa com pontos marcados e horários que devem ser cumpridos a risca. No final da NBA, é lançada uma carga através de um paraquedas em um pequeno alvo. A manobra é tão precisa, que para cada segundo fora do tempo ou cada metro que a carga caia fora do alvo, é descontado pontos da equipe.

Outra competição que envolve os aviões é a de manutenção. Nesta modalidade os mecânicos, parte fundamental para o sucesso de qualquer missão, serão avaliados por especialistas que observaram cada detalhe, desde a partida dos motores até o correto abastecimento dos tanques de combustível.

Nos siga no Google Notícias