ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Comunidade LGBT discute com governo ações para garantir cidadania a homossexuais, travestis e transexuais

Da Agência Brasil | 16/12/2011 23:53

Até o próximo domingo (18), gestores públicos e representantes da sociedade civil vão discutir políticas públicas para a comunidade de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. O debate ocorre na 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT, evento promovido pela Presidência da República, com o objetivo de estimular as discussões sobre a igualdade de gêneros.

“A conferência é um momento para destacarmos todas as nossas cobranças de políticas públicas que precisam ser desenvolvidas para a promoção da cidadania das pessoas LGBT”, disse o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis.

De acordo com ele, uma parcela de 70% da comunidade LGBT já enfrentou discriminação e 20% dela sofreram violência física. “Neste ano, devido à visibilidade que nossa população viveu, o crescimento da violência homofóbica aumentou. Infelizmente em 2011, vimos diversas agressões. É com esse cenário de violência e mortes que estamos na segunda conferência propondo ações que respondam às necessidades das pessoas LGBT e que possam alterar essa triste e violenta realidade”.

Na primeira conferência, realizada em 2008, foram apontadas as bases para a implantação de uma política de promoção da cidadania e dos direitos humanos para a população LGBT. “O governo tem desenvolvido diversas ações a partir da última conferência. Iremos avaliar todas as ações e resultados da edição anterior e elaborar ainda outras ações para o governo”, completou o coordenador-geral de Promoção dos Direitos de LGBT, Gustavo Carvalho.

Segundo Gustavo, a população LGBT teve grandes avanços desde a última conferência. Entre as ações do governo, ele citou a criação do módulo LGBT no serviço Disque Direitos Humanos (Disque 100) e a criação do Conselho LGBT.

Nos siga no Google Notícias