ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Concurso para guarda municipal abre inscrições em abril

Redação | 02/03/2009 10:22

Será lançado no mês de abril o edital do concurso para guarda municipal em Campo Grande e no mesmo mês serão abertas as inscrições, segundo o secretário de Administração, Jorge Martins.

De acordo com ele, o concurso é para 1,4 mil vagas, mas somente 500 serão convocados. Os outros vão compor um cadastro de reserva.

Até o dia 6 de março será designada a Comissão que vai elaborar o concurso e no dia 16 será definida qual a instituição organizadora.

Em abril terão início as inscrições e em julho deve ser aplicada a prova escrita. Depois ocorrem os testes de aptidão física e avaliação psicológica.

Em todas as etapas há possibilidade de recurso. O prazo estabelecido por TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para que o processo esteja concluído é 30 setembro, com tolerância até 30 de dezembro.

A realização do concurso para guarda municipal é um dos compromissos firmados pela Prefeitura por meio de TAC, envolvendo o Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal.

Isso porque a atuação dos 670 guardas municipais foi questionada por eles não terem passado por concurso público.

Até junho 314 concursados devem ser nomeados e com isso parte dos que não passaram por concurso já deixarão o cargo. A substituição total por concursados ocorrerá depois de finalizado este novo processo, no qual 500 serão convocados.

Jorge Martins afirma que hoje a guarda municipal funciona por meio de convênio que permite atuação de policiais e militares das forças armadas aposentados. "Todos terão condições de fazer o concurso. Até porque a exigência mínima é o Ensino Fundamental", diz o secretário.

O salário do guarda municipal é de R$ 600,00 mais R$ 94,00 de auxílio-alimentação e gratuidade no transporte coletivo.

Nos siga no Google Notícias