ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Conferência Nacional de Juventude discute políticas públicas para o Plano Plurianual 2012 a 2015

Roberta Lopes, da Agência Brasil | 10/12/2011 17:01

A 2ª Conferência Nacional de Juventude discutiu hoje (10) políticas públicas para os jovens. As políticas farão parte do Plano Plurianual 2012 a 2015 e integram o Programa Autonomia e Emancipação da Juventude. Dentro do programa há ações para garantir aos jovens acesso às políticas públicas, apoio a microprojetos para a promoção cultural da juventude, parcerias com órgãos governamentais e sociedade civil para prevenir o tráfico, a exploração sexual e a violência contra as mulheres jovens.

A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, disse que uma dessas políticas é a construção da Estação da Juventude. As estações serão feitas em parcerias com as prefeituras. Serão locais onde os jovens terão acesso a políticas públicas, a tecnologias da informação e da comunicação. A meta é construir 300 estações até 2015.

“As estações garantirão acesso a serviços, a políticas e a programas locais. A ideia é que essas estações possam funcionar em uma casa, em uma sala, um centro. [Vamos incentivar que sejam feitas] estações móveis, que podem ser uma alternativa para áreas rurais, elas podem ser um barco, um ônibus”.

Outra ação destacada pela secratária é o enfrentamento à violência contra a juventude negra, que foi uma reivindicação da 1ª Conferência Nacional de Juventude. “Vamos construir um conjunto de ações para reduzir os índices de mortalidade e de homicídios de jovens negros. Os dados da violência contra os jovens negros são alarmantes, estamos apresentando essa ação ainda este mês para debate. E essa é uma demanda dos próprios jovens”.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), entre 2001 e 2007, a metade dos jovens negros, entre 15 e 29 anos, teve como causa da morte a violência, entre elas, o homicídio.

“Essas políticas têm como referência algumas prioridades definidas na primeira conferência, em 2008, e que também são parte de reivindicações de movimentos jovens de todo o Brasil. Caso da política de redução da violência contra jovens negros, inclusão digital de jovens rurais, as estações da juventude”, disse o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina.

A conferência será encerrada segunda-feira (12) em Brasília.

Nos siga no Google Notícias