ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Conferência propôs criação de polícia única nos Estados

Redação | 13/09/2009 13:13

A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública propôs a criação de apenas uma polícia nos Estados brasileiros. Desta forma, haveria união entre a PM (Polícia Militar) e a Polícia Civil. Já o Corpo de Bombeiros seria integrado à Defesa Civil.

A conferência foi realizada entre os dias 27 e 30 de agosto, em Brasília. De acordo com o delegado Fernando Nogueira, que representou a Associação dos Delegados de Polícia, Mato Grosso do Sul enviou uma comissão de 59 pessoas ao Distrito Federal.

Segundo Nogueira, a proposta sugere que existam apenas dois tipos de polícia no país: a PF (Polícia Federal) e uma estadual. "Esse sistema unificado já é adotado em alguns países da Europa e nos Estados Unidos", salienta.

O delegado ressalta que a proposta obteve o aval de praças e soldados, mas não contou com o respaldo dos oficiais da PM. "As policias manteriam as funções que a constituição prevê. Mas com um comando só", explica.

Segundo Fernando Nogueira, as propostas da conferência devem dar origem a um projeto de lei de autoria do Poder Executivo. Dentre as medidas defendidas pelos setores ligados à Segurança Pública, estão ainda o fortalecimento do inquérito policial e autonomia financeira e administrativa para a polícia.

Nos siga no Google Notícias