ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Confronto deixa 17 mortos na fronteira do Paraguai e MS

Nyelder Rodrigues | 15/06/2012 20:59
Policiais carregam o corpo de colega morto em confronto dessa sexta-feira (Foto: Jorge Adorno/Reuters)
Policiais carregam o corpo de colega morto em confronto dessa sexta-feira (Foto: Jorge Adorno/Reuters)

Pelo menos 17 pessoas foram mortas após um confronto entre policiais e sem-terra no distrito paraguaio de Curuguaty, próximo à fronteira com o Brasil, nos municípios de Mundo Novo e Coronel Sapucaia.

Cerca de 300 policiais e 150 sem-terras se envolveram no conflito que aconteceu por causa de uma reintegração na região. De acordo com a agência Reuters, nove sem-terras e oito policiais morreram, um deles a caminho de atendimento na capital Assunção.

Segundo relatos de policiais envolvidos no confronto, os ocupantes das terras que seriam reintegradas possuem armas pesadas, como fuzis M-16, e vários deles sabem manuseá-las. Aproximadamente 80 policiais ficaram feridos, alguns deles ainda em estado grave.

Localizado no departamento de Canindeyú, o distrito de Curuguaty fica a 240 quilômetros de Assunção. Na região, há várias lavouras de soja e áreas usadas para a criação de gado, além de plantações de maconha, que também são ilegais no país.

Reintegração - A área que seria reintegrada é uma reserva natural pertencente ao empresário Blas Riquelme. Medindo 2 mil hectares, a área é apontada como irregular pelos ocupantes, já que é fruto de uma distribuição de terras entre aliados da ditadura do general Alfredo Stroessner, de 1954 até 1989.

Renuncia - O Ministro do Interior, Carlos Filizzola, e o comandante da Polícia Nacional, Paulino Rojas, deixaram os cargos que exercem a disposição após pressão feita pelo congresso paraguaio. O presidente Lugo aceitou a saída.

Nos siga no Google Notícias