ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Congresso adia para maio votação de projeto Ficha Limpa

Redação | 07/04/2010 13:47

Foi adiada para maio a votação do projeto Ficha Limpa, que prevê restrições a candidaturas de políticos que tenham condenações.

A votação estava prevista para hoje, em sessão extraordinária, mas os líderes de partido decidiram encaminhar as propostas para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para eventuais mudanças no texto do relator antes de o projeto ir a plenário.

Agora, a comissão terá prazo até o dia 29 de abril para aprovar um parecer sobre as propostas. Se o parecer não for aprovado até essa data, as propostas serão analisadas diretamente pelo Plenário em regime de urgência.

O texto da principal proposta em análise impede a candidatura de quem tiver qualquer condenação em primeira instância. O relator, deputado Indio da Costa (DEM-RJ), alterou essa exigência, alegando que o objetivo é evitar perseguições políticas. Ele propõe a inelegibilidade dos candidatos somente após a condenação em órgão colegiado, independentemente da instância.

A bancada de Mato Grosso do Sul, em sua maioria, é favorável a essa proposta mais branda, segundo apurou o Campo Grande News.

O projeto também deve receber outas emendas, entre elas a possibilidade de que o candidato só seja punido após recurso em um segunda instância.

Nos siga no Google Notícias