ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Conscientização do uso de cadeirinhas começa em escolas

Redação | 25/05/2010 10:29

A conscientização e o uso das cadeirinhas no transporte de crianças foram discutidos hoje na sede do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Representantes da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Ciptran (Companhia Independente de Trânsito) e de escolas particulares da Capital também participaram da reunião, que definiu a agenda das atividades.

A partir do dia 27 de maio começa uma campanha para que as normas de transportes de crianças sejam respeitadas. Os agentes da Agetran e os policiais da Ciptran orientarão os pais e motoristas nas portas das escolas.

Serão realizadas palestras, pelo departamento de educação do Detran, e fiscalização nas saídas das escolas.

Os alunos também receberão informações sobre as novas regras, de acordo com a coordenadora educacional da Ciptran, sargento Elenir de Souza: "A criança é nossa aliada nas campanhas educativas, pois cobra dos pais o que precisa ser feito", explica.

A campanha passa por várias escolas da Capital até o dia 7 de junho. A partir desta data, os pais que não se adequarem serão multados. "Esperamos que todos se prontifiquem e tenham consciência da importância dessas medidas", ressalta a sargento Elenir.

Para quem não respeitar a determinação, a falta é considerada gravíssima. A multa prevista é de R$ 191, além da perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Também cabe uma medida administrativa de retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

No ano passado, uma menina de quatro meses morreu depois de ser lançada do carro onde estava, que bateu em uma camionete. A criança estava no colo da mãe, no banco da frente. "Tem mães que não se orientam e não colocam cinto de segurança ou outras medidas de segurança", alerta a policial.

Normas

Nos siga no Google Notícias