ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Conselho de Justiça cria fórum sobre problema fundiário

Redação | 20/03/2009 17:37

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou hoje (20) um fórum nacional para monitorar e resolver conflitos fundiários rurais e urbanos. De acordo com a Portaria 491, assinada pelo presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, o fórum vai ter a função de elaborar estudos e propor medidas normativas para melhorar os procedimentos e dar mais efetividade aos processos judiciais sobre a questão.

Ele vai ser responsável para monitorar as ações de desapropriação de terras para reforma agrária rural ou urbana e as que são relativas ao domínio e à posse de imóveis resultantes de ocupação desordenada. Os processos que tramitam rerlacionados ao trabalho escravo também serão acompanhados pelo fórum.

O grupo também terá a responsabilidade de estudar e monitorar as atividades dos cartórios de registros de imóveis em questões de ocupação do solo e de propor medidas que melhorem as rotinas processuais e a organização das unidades judiciárias competentes. Também poderão ser objeto de propostas do fórum as medidas normativas para prevenir conflitos judiciais e definir estratégias nas questões agrárias, urbanas e habitacionais.

O fórum foi criado a partir da Recomendação nº 22, aprovada na sessão do último dia 4, destinada aos tribunais e às varas de Justiça e que busca priorizar demandas jurídicas que envolvem conflitos fundiários.

Nos siga no Google Notícias