ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Conselho repudia redução de aulas de Educação Física em escolas de MS

Vinícius Squinelo | 31/01/2014 23:18

O Conselho Regional de Educação Física emitiu um comunicado, repudiando a redução da carga horária da matéria nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul.

A resolução da Secretaria de Estado de Educação que reduz a carga horária de Educação Física nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul foi publicada na edição do dia 24 deste mês, no Diário Oficial do Estado.

Com a mudança, os estudantes do 1º ao 5º passarão a ter somente duas aulas semanais. Antes da resolução, os alunos participavam de três aulas por semana. O CREF11/MS-MT (Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região/ MS-MT) repudia a decisão da SED e enviará um ofício a Secretaria advertindo a mudança.

“A atividade física ajuda no desenvolvimento motor, intelectual e cognitivo. Essa mudança pode ser considerada um retrocesso, pois atinge justamente a fase em que a criança está em desenvolvimento e mais precisa das aulas de Educação Física”, explica o presidente do CREF11/MS-MT, Ubiratam Brito de Mello.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2013, Campo Grande é a capital que possui a maior quantidade de pessoas com excesso de peso (58,3%), seguida por Porto Alegre (54,1%) e Rio Branco (53,9%). A capital com mais obesos é Rio Branco (21,3%), seguida por Natal (21,2%) e Campo Grande (21%).

“A decisão vai na contra mão da via. Deveriam estar sendo desenvolvidas políticas públicas para combater a obesidade e não diminuir a atividades física. Hoje temos muitas crianças acima do peso e a atividade física escolar é um importante aliado para reverter esse índice” , ressalta a conselheira do CREF11/MS-MT, Marilena Giácomo.

Sessenta minutos de atividades físicas por dia. É o que recomenda um estudo do Departamento de Saúde e Serviços Humanos americano quando o assunto é a redução dos índices de obesidade infantojuvenil. Intitulado de Physical Activity Guidelines for Americans, o documento revela que não seguir essa recomendação pode comprometer a saúde desse público e seu bem-estar ao longo da vida.

Nos siga no Google Notícias