ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Conselho vinculado ao governo de MS apóia demarcações

Redação | 19/10/2009 15:39

Vinculado ao governo do Estado, o Conselho Estadual dos Direitos Indígenas de Mato Grosso do Sul é a favor dos estudos antropológicos da Funai (Fundação Nacional do Índio).

O presidente Evódio Vargas, que tomou posse no último dia 8, disse que apesar da ligação com o governo, a opinião do Conselho é diferente da expressada pelo governador André Puccinelli.

"A vontade do governador é de dar condições de desenvolvimento e ele é a favor de uma demarcação pontual. Já a nossa idéia não é de uma demarcação apenas pontual. Queremos que faça valer a parte jurídica. O governo é contra (os estudos da Funai), mas não é essa a idéia do Conselho", explicou.

Evódio é índio da etnia Terena. O Conselho Estadual dos Direitos Indígenas tem 30 conselheiros, incluindo oito índios, representantes de todas as secretarias e da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e Funai.

O novo presidente do Conselho explicou que o maior desafio dessa administração será de fazer a sociedade entender a importância da entidade. O Conselho não tem poder deliberativo, apenas consultivo. O mandato do conselho é de dois anos e existe reeleição.

Nos siga no Google Notícias