A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

25/10/2016 08:16

Construtores fazem manifestação contra mudanças no Minha Casa Minha Vida

Richelieu de Carlo
Câmara de Campo Grande será palco de manifestação contra mudanças do Minha Casa Minha Vida. (Foto: Richelieu de Carlo)Câmara de Campo Grande será palco de manifestação contra mudanças do Minha Casa Minha Vida. (Foto: Richelieu de Carlo)

Cerca de 400 profissionais que atuam no setor da construção civil farão manifestação na Câmara Municipal de Campo Grande, às 9h30, nesta terça-feira (25), contra medida do Ministério das Cidades, que muda regras do programa Minha Casa Minha Vida.

Veja Mais
Entrega de moradias do programa Minha Casa Minha Vida beneficiará 432 famílias
Deputado defende posse provisória de imóveis do Minha Casa Minha Vida

A partir do ano que vem, só será permitido o financiamento da CEF (Caixa Econômica Federal) para novas construções pelo programa Minha Casa Minha Vida em áreas onde têm asfalto. Para evitar que isto aconteça, foi fundado o Movimento Contra a Portaria 160, que institui esta mudança.

Um dos coordenadores do Movimento, Adão Jorge Moraes Castilho, afirma que terrenos em áreas onde têm asfalto são muito mais caros. “Isto torna inviável a construção de um imóvel pelos valores do programa Minha Casa Minha Vida”, diz Castilho.

A Portaria 160 ainda prevê que a partir de janeiro, só pessoas jurídicas podem construir pelo Minha Casa Minha Vida. “Hoje, a maioria de quem atua no setor é pessoa física, precisamos que o governo dê um prazo, pelo menos 10 meses, para que os pequenos construtores se formalizem”, explica Castilho.

Segundo Castilho, a Portaria 160 prejudica toda uma cadeia, como por exemplo, depósitos de material de construção, corretores de imóveis, e agentes financeiros.

O presidente do SINTRACOM (Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Campo Grande), José Abelha, cita que a Portaria 160 vai gerar desemprego. “As empresas que estão regularizadas ajudam a fomentar o setor, gerando emprego e renda”, diz Abelha.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions