ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Construtores fazem manifestação contra mudanças no Minha Casa Minha Vida

Richelieu de Carlo | 25/10/2016 08:16
Câmara de Campo Grande será palco de manifestação contra mudanças do Minha Casa Minha Vida. (Foto: Richelieu de Carlo)
Câmara de Campo Grande será palco de manifestação contra mudanças do Minha Casa Minha Vida. (Foto: Richelieu de Carlo)

Cerca de 400 profissionais que atuam no setor da construção civil farão manifestação na Câmara Municipal de Campo Grande, às 9h30, nesta terça-feira (25), contra medida do Ministério das Cidades, que muda regras do programa Minha Casa Minha Vida.

A partir do ano que vem, só será permitido o financiamento da CEF (Caixa Econômica Federal) para novas construções pelo programa Minha Casa Minha Vida em áreas onde têm asfalto. Para evitar que isto aconteça, foi fundado o Movimento Contra a Portaria 160, que institui esta mudança.

Um dos coordenadores do Movimento, Adão Jorge Moraes Castilho, afirma que terrenos em áreas onde têm asfalto são muito mais caros. “Isto torna inviável a construção de um imóvel pelos valores do programa Minha Casa Minha Vida”, diz Castilho.

A Portaria 160 ainda prevê que a partir de janeiro, só pessoas jurídicas podem construir pelo Minha Casa Minha Vida. “Hoje, a maioria de quem atua no setor é pessoa física, precisamos que o governo dê um prazo, pelo menos 10 meses, para que os pequenos construtores se formalizem”, explica Castilho.

Segundo Castilho, a Portaria 160 prejudica toda uma cadeia, como por exemplo, depósitos de material de construção, corretores de imóveis, e agentes financeiros.

O presidente do SINTRACOM (Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Campo Grande), José Abelha, cita que a Portaria 160 vai gerar desemprego. “As empresas que estão regularizadas ajudam a fomentar o setor, gerando emprego e renda”, diz Abelha.

Nos siga no Google Notícias