ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Cônsul é preso na Capital por dever R$ 74 mil em pensão

Redação | 24/02/2010 16:45

O cônsul honorário da Síria em Campo Grande, Kabril Yussef, de 56 anos, foi preso hoje às 14h no consulado da Síria na rua Ceará, na Capital, em cumprimento a mandado expedido pelo juiz Luiz Cláudio Bonassini, da 3ª Vara de Família, por uma dívida de R$ 74 mil em pensão.

As advogadas da ex-mulher dele, Cremilda de Fátima, conseguiram decisão judicial autorizando oficiais de Justiça a abrirem uma sala do consulado, dentro da qual ele havia se refugiado, para cumprir o mandado de prisão expedido há mais de um mês pela falta de pagamento da pensão alimentícia a uma filha com idade inferior a dez anos.

Documento registrado há cerca de um ano por um oficial de Justiça mostra a dificuldade em que se cumprisse os mandados expedidos contra o cônsul, porque ele se refugiava no consulado e nenhum oficial podia entrar.

Nesta tarde, em mais uma tentativa, oficiais foram ao consulado para cumprir o mandado. Quando chegaram lá, acompanhados de policiais do 9° Batalhão da PM (Polícia Militar), o filho de Yussef mentiu que ele não estava.

As advogadas responsáveis pelo caso, Juliana Rossi Guliato e Joycilene Carrera da Cunha, fizeram o pedido e conseguiram decisão favorável da Justiça para que a porta fosse aberta para efetuar a prisão.

De acordo com o 9° Batalhão da PM, duas viaturas permaneceram no local para garantir que o cônsul não fugiria e a decisão seria cumprida.

Um chaveiro foi levado para abrir a porta da sala onde ele estava trancado. Ao ouvir o barulho na fechadura, ele decidiu se entregar.

A ação de execução da sentença por pensão alimentícia contra o cônsul começou a ser cobrada em 2007. Nesse período, pelo menos três mandados foram expedidos, mas Yussef conseguiu recorrer de todos.

O que foi cumprido hoje estava em aberto há cerca de 40 dias. O caso corre sob segredo de Justiça.

O Campo Grande News entrou em contato com o consulado por telefone para esclarecer o caso, mas ninguém atendeu às ligações.

Nos siga no Google Notícias