ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Consumidor pode solicitar teste de verificação do medidor de energia elétrica

Michel Faustino | 15/10/2015 17:23
Atualmente, o LABEN realiza 15 mil verificações por ano, onde 85% são a pedido da concessionária e 15% a pedido dos consumidores. (Foto: Divulgação/AEM-MS)
Atualmente, o LABEN realiza 15 mil verificações por ano, onde 85% são a pedido da concessionária e 15% a pedido dos consumidores. (Foto: Divulgação/AEM-MS)

Consumidores que desejam verificar se seus medidores de energia elétrica estão funcionando corretamente podem solicitar o teste de aferição junto a AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), órgão delegado do Inmetro e vinculado à Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico)
A verificação do medidor é realizada a pedido da concessionária ou do consumidor quando existe suspeita de irregularidades. Somente a concessionária está apta a retirar o medidor para envio ao laboratório da AEM-MS.

O consumidor pode solicitar uma verificação metrológica por meio de pedido feito à concessionária. Neste caso, de acordo com informações da concessionária, se não for constatado nenhum defeito no medidor, o valor das despesas com a verificação é de aproximadamente R$ 30,00 e será cobrado do consumidor na fatura de consumo de energia.

A AEM-MS se tornou pioneira no país ao inaugurar o Laben (Laboratório de Verificação Metrológica de Medidores de Energia Elétrica) Com modernas instalações e equipe capacitada, o laboratório executa atividades delegadas do Inmetro no âmbito da verificação de medidores de energia elétrica.

Além das verificações metrológicas em Mato Grosso do Sul, o Laben também realiza verificações de medidores de outros estados, como São Paulo e Goiás, devido ao reconhecimento que o laboratório possui nacionalmente.

Atualmente, o LABEN realiza 15 mil verificações por ano, onde 85% são a pedido da concessionária e 15% a pedido dos consumidores. Em 90% dos casos os medidores são reprovados, em sua maioria devido à fraude. O laboratório também realiza perícias metrológicas em medidores, contando com um engenheiro eletricista em seu quadro de pessoal, responsável pelos laudos emitidos.

De acordo com o Diretor de Laboratórios da AEM/MS, João Alfredo Carneiro, entre os principais benefícios da atuação do laboratório está o fato de o consumidor poder acompanhar as verificações e estas serem realizadas por servidores capacitados e imparciais. “O trabalho do LABEN garante transparência e credibilidade às verificações, ajudando a combater as fraudes em medidores, responsáveis por grandes prejuízos que, no final, acabam recaindo sobre os próprios consumidores”.

Serviço - O consumidor que desejar solicitar o procedimento pode entrar em contato com o Laboratório, por meio dos telefones: 67 3317-5790 e 67 3317-5779 das 7h30 às 13h30 ou pela ouvidoria da AEM/MS, no 0800 67 5220, de segunda à sexta-feira.

O Laboratório de Verificação Metrológica de Medidores de Energia Elétrica José Olinto Machado Silveira – LABEN está localizado na AEM/MS, na Avenida Fábio Zahran, 3231, Jardim América, Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias